SELO CONSCIENTE

Para podermos consumir melhor é essencial o acesso à informação dos processos de fabrico e consequentes impactos. Dessa necessidade nasceu o Selo Consciente, uma matriz de classificação de produtos que reflecte boas práticas de produção incluindo aspectos da ecologia, socio-economia, saúde humana e ética animal

O que é o selo consciente?

O Selo Consciente é uma iniciativa da Corrente que tem como objectivo valorizar, distinguir e comercializar produtos produzidos em Portugal com os mais elevados padrões de responsabilidade social, ambiental e económica. Neste sentido é uma distinção não apenas de qualidade e responsabilidade mas acima de tudo uma distinção ímpar ao nível da Sustentabilidade integral de um produto e do seu processo de produção e distribuição. O Selo tem também como objectivo apoiar pequenos e médios produtores a avaliarem e melhorarem a Sustentabilidade dos seus produtos e processos de produção ao mesmo tempo que pretende apoiar os consumidores na procura de um consumo mais responsável, mais sustentável e consciente.

O que avalia e como

O Selo Consciente avalia diversas dimensões da Sustentabilidade – Ecológica, Social e Económica, ética animal e o impacto na saúde – através de um Questionário preenchido pelo produtor e validado posteriormente pela equipa de avaliação do Selo Consciente.

A avaliação tem diversos indicadores por cada dimensão – escolhidos tendo em conta as melhores práticas internacionais de certificação em Sustentabilidade – sendo alguns de carácter obrigatório para a atribuição do Selo e outros de carácter opcional. Em cada dimensão e consoante o número de indicadores preenchidos satisfatoriamente é atribuído uma classificação entre 1 a 5 estrelas, sendo o mínimo para constar na Corrente 3 estrelas.

Todos os produtos com Selo Consciente:

– São portugueses;
– São artesanais ou têm menos de 50% de práticas industriais;
– Têm validade mínima de um mês;
– Têm práticas ecológicas responsáveis;
– Têm práticas socialmente responsáveis;
– Não implicam morte animal;

Como submeter um produto ao selo consciente

Através da avaliação das práticas de produção do produto submetido por meio da resposta a um questionário que se encontra disponível na área de log in da marca que pode ser pedida no site da plataforma. Uma vez respondido o questionário, as marcas recebem por email os resultados da classificação Consciente por produto. Para a atribuição do Selo é necessária a realização de uma visita de monitorização de práticas inicial e bianual para a sua manutenção.

Passos:
1. Registar a marca para pedido de log in;
2. Concordar com os Termos&Condições da Corrente;
3. Receber os dados de acesso por email e aceder à área de log in da marca;
4. Submeter produtos com o preenchimento de dados e upload de imagens na área de log in;
5. Responder ao Questionário online Selo Consciente disponível na área de log in e
receber por email os resultados de classificação nas categorias do Selo por produto submetido;
6. Receber as confirmações de entrada e de início de venda dos produtos na Corrente por email;

A classificação é realizada por uma equipa técnica de avaliação de boas práticas, sendo consideradas as práticas de funcionamento interno da marca, os locais de produção e os processo produtivos através de questionários e a possibilidade de visitas de verificação.

O selo baseia-se na confiança e saber-fazer dos produtores nacionais, que desta forma ganham visibilidade para as suas marcas com impactos mais positivos e contam com apoio técnico para continuarem a optimizar a sua classificação e práticas.

show