PRODUTOS PORTUGUESES

A PENSAR NO PLANETA, NOS ANIMAIS E NAS PESSOAS

PRODUÇÃO RESPONSÁVEL

CONSUMO CONSCIENTE

Na Corrente é onde as pessoas que criam e produzem marcas que respeitam a sustentabilidade dos materiais, o bem-estar dos animais e a qualidade da vida se encontram com quem quer comprar qualidade, design e eficácia mas com um impacto positivo, ecológico e consciente.

Roupa, sapatos, malas e mochilas, adereços, joalharia, cosmética, design, objectos para a casa, na Corrente vamos promover o consumo consciente do que é produzido em Portugal e dar a conhecer os impactos e as formas de produção daquilo que queremos comprar.

SELO CONSCIENTE

Para podermos consumir melhor é essencial o acesso à informação dos processos de fabrico e consequentes impactos. Dessa necessidade nasceu o Selo Consciente, uma matriz de classificação de produtos que reflecte boas práticas de produção incluindo aspectos da ecologia, socio-economia, saúde humana e ética animal

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Corrente

A Corrente promove comportamentos sustentáveis facilitando o acesso local, regional e nacional a produtos e marcas portuguesas com boas práticas produtivas.

Contribuímos directamente para Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), integrantes da Agenda 2030 (ODS12, ODS17), oficialmente adotada pelos 193 estados-membros das Nações Unidas em 2015.

Através do Selo Consciente consideram-se aspetos da maioria dos ODS, contribuindo assim para a implementação da Agenda 2030 definida para acabar com a pobreza, promover prosperidade, igualdade e bem-estar, proteger o ambiente e promover paz, parcerias e eficiência das entidades.

Gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

Redução de químicos libertados no ambiente (saúde humana e ecológica).

Redução de desperdício e quantidade resíduos.

Práticas de produção, consumo, aquisição e estilos de vida sustentáveis e informados – aliar tecnologia, ciência e cultura.

Aumentar o uso de tecnologias de capacitação, em particular
das tecnologias de informação e comunicação.

Parcerias multisetoriais de partilha de conhecimento, perícia, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Incentiva e promove parcerias públicas, público-privadas e com a sociedade civil que sejam eficazes, a partir da experiência das estratégias de mobilização de recursos.

CAMPANHA

MARCAS PIONEIRAS

AS PRIMEIRAS 100 MARCAS REGISTADAS NA CORRENTE COM ALGUM PRODUTO CLASSIFICADO PELO SELO CONSCIENTE SERÃO CONSIDERADAS PIONEIRAS DA CORRENTE.

Além das contrapartidas proporcionadas a todas as marcas, as Marcas Pioneiras têm vantagens adicionais:

Prioridade nas campanhas de publicidade e comunicação durante o 1º ano de lançamento + um Pack Selo Consciente para rótulos e etiquetas.

SERÃO AINDA SELECCIONADAS 12 MARCAS PARA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO FINANCIADO PELA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN.

Esta capacitação inclui consultoria, formação e mentoria para aimplementação de melhores práticas

de produção destas 12 marcas durante o 1º ano do lançamento da Corrente,

a decorrer entre Março de 2020 e Maio de 2021.

O Programa inclui:

ENTRA

NA CORRENTE

Cada produtora e produtor consciente dos impactos da sua acção torna a Corrente mais forte, mais verdade, mais presente. Queremos fazer crescer cada marca com este novo mercado mas também vamos afirmar esta Corrente – de ideias, de práticas, de realidades – com filmes, reportagens, histórias e testemunhos.

benefícios para produtores

Ser Produtor/a Corrente

1

preencher o registo de produtor/a.

2

ler e aceitar os termos e condições produtor/a Corrente

3

inserir e gerir informação das marcas e dos produtos na área de produtor/a, quer para a loja como resposta a inquéritos para selo consciente (preenchimento único)

4

com informação completa e produto elegível no selo consciente, fica disponível na loja (com ok do promotor/a e equipa selo consciente)

O Programa incluí

TRANSPARENTE, COLABORATIVA E FEITA EM PORTUGAL

Sendo um projecto sem fins lucrativos, a sustentabilidade é o grande objectivo da Corrente. O compromisso é o de beneficiarmos todos os intervenientes de forma colaborativa sem nunca promover vantagens para uns sobre desvantagens para outros.

Todas as marcas, todos os produtos, são portugueses. Por questões obvias de pegada ecológica mas ainda pela resiliência de uma economia local, participativa e cooperante.

12 MARCAS SELECCIONADAS